CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
Todo nosso trabalho é pautado nos princípios e valores abordados neste Código, extensíveis a todos os nossos colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e todos aqueles que nos representam e que também devem garantir o cumprimento integral de toda e qualquer legislação nacional ou internacional aplicável à prestação dos serviços.
Queremos ser reconhecidos como uma empresa com alto grau de capacitação, atendendo com extremo profissionalismo, valorizando e investindo no indivíduo e no potencial humano, criando um ambiente propício para que fornecedores e colaboradores compartilhem a concepção, a realização e o sucesso dos resultados alcançados.
É com base em nossa ambição que tornamos possível o cumprimento de nossa missão que é servir e satisfazer as necessidades do cliente, através de serviços de alta qualidade e em harmonia e respeito ao meio ambiente.
Este Código foi desenvolvido com a finalidade de determinar nossas aspirações e responsabilidades com relação aos nossos colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, clientes e, principalmente, com a sociedade e o meio ambiente.
(Assinado pelo Rui e pelo Renato – Art. 42, I do Decreto nº 8.420/2015 – Regulamenta a Lei nº 12.846/2013)
1. CULTURA, PRINCÍPIOS E VALORES
A construção da nossa cultura foi sedimentada a partir da criação e fortalecimento dos valores que regem nossa atuação desde a realização do negócio até a entrega efetiva do trabalho. Conheça nossos valores:
1.1. ORIENTAÇÃO PARA CLIENTES
Nossa atuação está pautada em diagnosticar a real necessidade de nossos clientes, com agilidade e flexibilidade na tomada de decisões e resposta às demandas. Nosso foco é o resultado positivo e satisfatório para o cliente e, para isso, antecipamos as oportunidades de mercado e as tendências técnicas e tecnológicas para sempre oferecer as melhores soluções de engenharia.
- 1.1.1. COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?
- Esclareça ao cliente qualquer motivo que impeça seu atendimento no momento em que for solicitado e, imediatamente, agende novo atendimento;
- Atue com proatividade no atendimento;
- Busque sempre ultrapassar o senso comum em busca da excelência;
- Não se limite a fornecer apenas as informações solicitadas, buscando sempre assumir a responsabilidade pelo pleno atendimento das necessidades do cliente,
1.2. RESPONSABILIDADE
A OUTEC não aceita qualquer tipo de violação ao seu Código de Conduta e qualquer desvio de conduta de seus funcionários e/ou parceiros de negócio, de forma que estarão sujeitos às restrições e punições descritas neste Código, inclusive sujeitos às penalidades administrativas e judiciais de acordo com a legislação vigente.
Não serão admitidas quaisquer condutas lesivas à administração pública, incluindo, mas não se limitando a: corrupção, suborno, extorsão, fraude, apropriação indevida de bens, bem como aquelas mencionadas na Política Anticorrupção da OUTEC e quaisquer outras de natureza semelhante.
Sempre que requisitado por órgãos públicos ou outras instituições, a OUTEC divulgará suas informações e de seus negócios, de forma completa, clara e precisa, respeitando a confidencialidade de informações de seus clientes e parceiros, bem como, suas estratégias de negócios.
- 1.2.1. COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?
- Participe, sempre que possível, dos treinamentos disponibilizados pela OUTEC;
- Pratique no dia a dia e compartilhe com os colegas os ensinamentos do Código de Conduta;
- Evite situações de exposição com agentes públicos e, sempre que inevitável, esteja acompanhado de um superior e/ou quando possível de um dos sócios da OUTEC;
- Não utilize informações privilegiadas em benefício próprio ou em benefício da OUTEC, sempre que estiver em dúvida sobre a possibilidade de uso de determinada informação consulte um superior e/ou sócio da OUTEC;
- Não emita e/ou reproduza declarações falsas;
- Não aja de má fé ou em desrespeito à concorrência legal, considerada como um dos pilares de negócio da OUTEC.
COMPROMISSO E CONFIABILIDADE
A OUTEC preza pela prestação de serviços de forma adequada e busca manter sempre seu padrão de qualidade, para que seus clientes tenham a plena certeza de que podem contar com a empresa em todos os momentos.
COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?
- Construa relações de confiança e relacionamentos duradouros;
- Mantenha sigilo sobre todas as informações sensíveis dos clientes e/ou parceiros;
- Atue de acordo com os interesses do cliente;
- Previna e/ou evite a existência de quaisquer conflitos de interesses.
RESPEITO PELAS PESSOAS
A base do nosso negócio é respeitar, valorizar e investir no capital humano da nossa organização. Através de atitudes diárias de reconhecimento e incentivo de comportamentos que tenham como finalidade a criação de um ambiente harmonioso e competitivo na medida certa, para proporcionar o crescimento conjunto de todos.
COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?
- Respeite as normas de direitos humanos e promova a diversidade social;
- Combata todo tipo de discriminação, preconceito, assédio e/ou exposição dos colaboradores à condições de trabalho indignas, preservando o respeito mútuo;
- Paute as decisões a respeito de contratação, promoção, demissão, transferência, compensação e treinamento em critérios relacionados ao trabalho, levando-se em consideração a formação, experiência, habilidades, desempenho e liderança;
- Promova o desenvolvimento de profissionais, fornecendo conhecimento técnico, tecnológico e gerencial não somente para aqueles que estejam sob sua supervisão, mas para todos com quem você mantém relacionamento;
- Ofereça aos outros um ambiente de trabalho seguro e com boas condições para que todos possam exercer suas atividades sem risco à saúde ou à integridade física.
SUSTENTABILIDADE
A OUTEC buscará sempre aliar a melhoria contínua e inovações tecnológicas aos processos de criação e realização de projetos, mantendo parceria com fornecedores e colaboradores, visando atender às necessidades e expectativas dos clientes através da prestação de serviços com elevado padrão de qualidade, respeitando a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?
- Conviva de forma harmônica com as comunidades com as quais interage, respeite as pessoas e o meio ambiente envolvido;
- Respeite as leis ambientais buscando a forma de causar o menor ou nenhum impacto ambiental negativo e/ou social na vida da comunidade ao seu redor e onde são prestados os serviços da OUTEC;
- Desenvolva soluções de engenharia sustentáveis e empregue tecnologias que estão em harmonia com o meio ambiente, beneficiando a sociedade, tanto no presente, quanto no futuro;
- Valorize a cultura da OUTEC e seus princípios de negócio, atuando dentro da legalidade e das tradições dos locais onde atua.
PARCEIROS E FORNECEDORES
A seleção e contratação dos parceiros, fornecedores e prestadores de serviço da OUTEC baseia-se em critérios técnicos, objetivos e preestabelecidos, como, por exemplo, a capacidade técnica e de fornecimento, qualidade, prazos e preços ofertados.
Para ser parceiro de negócios da OUTEC é preciso compartilhar dos mesmos valores e princípios da empresa, de forma à agregar valor ao negócio, desenvolvendo relacionamentos duradouros e sustentáveis.
A OUTEC tomará todas as atitudes de prevenção cabíveis para que nenhum colaborador direto ou indireto esteja submetido à condições de trabalho desumanas e degradantes, bem como expostos à violações de direitos fundamentais, tais como trabalho infantil e trabalho forçado/escravo.
“A seleção e contratação dos parceiros, fornecedores e prestadores de serviço da OUTEC baseia-se em critérios técnicos, objetivos e preestabelecidos, como, por exemplo, a capacidade técnica e de fornecimento, qualidade, prazos e preços ofertados.”
COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?
- Respeite a legislação vigente, o Código de Conduta da OUTEC e suas Políticas e não pratique condutas antiéticas;
- Não utilize mão-de-obra infantil ou trabalho irregular de adolescente que desrespeite a legislação em vigor;
- Não utilize trabalho escravo;
- Respeite os direitos fundamentais do ser humano em todas as suas relações.
DO DESCUMPRIMENTO DOS PRECEITOS ESTABELECIDOS PELA OUTEC
O descumprimento, devidamente apurado e comprovado, de algum dos princípios ou compromissos de conduta expressos neste Código, poderá resultar na adoção de sanções de caráter educativo ou punitivo, sem prejuízo da adoção de medidas administrativas e/ou judiciais pelas instâncias cabíveis, quando se tratar, ademais, de infrações contratuais e/ou legais.