CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Atuando desde 1983, nós da OUTEC Engenharia prestamos serviços relacionados à engenharia consultiva e desenvolvimento de projetos, principalmente nas áreas de: estruturas, geologia, geotecnia, fundações, sistemas viários, hidrologia, hidráulica e macrodrenagem.

Estamos presentes em diversos estados do Brasil e em constante expansão de nossos negócios, atuando também em outros países da América do Sul, como Bolívia, Peru, Panamá e Angola. Nosso principal compromisso é prestar um serviço de alta qualidade, com respeito aos princípios morais da ética, sustentabilidade, integridade, transparência, respeito à diversidade cultural, social e de negócios.

“Estamos presentes em diversos estados do Brasil e em constante expansão de nossos negócios, atuando também em outros países da América do Sul, como Bolívia, Peru, Panamá e Angola…”

Todo nosso trabalho é pautado nos princípios e valores abordados neste Código, extensíveis a todos os nossos colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e todos aqueles que nos representam e que também devem garantir o cumprimento integral de toda e qualquer legislação nacional ou internacional aplicável à prestação dos serviços.

Queremos ser reconhecidos como uma empresa com alto grau de capacitação, atendendo com extremo profissionalismo, valorizando e investindo no indivíduo e no potencial humano, criando um ambiente propício para que fornecedores e colaboradores compartilhem a concepção, a realização e o sucesso dos resultados alcançados.

É com base em nossa ambição que tornamos possível o cumprimento de nossa missão que é servir e satisfazer as necessidades do cliente, através de serviços de alta qualidade e em e harmonia e respeito ao meio ambiente.

Este Código foi desenvolvido com a finalidade de determinar nossas aspirações e responsabilidades com relação aos nossos colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, clientes e, principalmente, com a sociedade e o meio ambiente.

(Assinado pelo Rui e pelo Renato – Art. 42, I do Decreto nº 8.420/2015 – Regulamenta a Lei nº 12.846/2013)

1. CULTURA, PRINCÍPIOS E VALORES
A construção da nossa cultura foi sedimentada a partir da criação e fortalecimento dos valores que regem nossa atuação desde a realização do negócio até a entrega efetiva do trabalho. Conheça nossos valores:

  • 1.1. ORIENTAÇÃO PARA CLIENTES

Nossa atuação está pautada em diagnosticar a real necessidade de nossos clientes, com agilidade e flexibilidade na tomada de decisões e resposta às demandas. Nosso foco é o resultado positivo e satisfatório para o cliente e, para isso, antecipamos as oportunidades de mercado e as tendências técnicas e tecnológicas para sempre oferecer as melhores soluções de engenharia.

    • 1.1.1. COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?
  • Esclareça ao cliente qualquer motivo que impeça seu atendimento no momento em que for solicitado e, imediatamente, agende novo atendimento;
  • Atue com proatividade no atendimento;
  • Busque sempre ultrapassar o senso comum em busca da excelência;
  • Não se limite a fornecer apenas as informações solicitadas, buscando sempre assumir a responsabilidade pelo pleno atendimento das necessidades do cliente;
  • 1.2. RESPONSABILIDADE

A OUTEC não aceita qualquer tipo de violação ao seu Código de Conduta e qualquer desvio de conduta de seus funcionários e/ou parceiros de negócio, de forma que estarão sujeitos às restrições e punições descritas neste Código, inclusive sujeitos às penalidades administrativas e judiciais de acordo com a legislação vigente.

Não serão admitidas quaisquer condutas lesivas à administração pública, incluindo, mas não se limitando a: corrupção, suborno, extorsão, fraude, apropriação indevida de bens, bem como aquelas mencionadas na Política Anticorrupção da OUTEC e quaisquer outras de natureza semelhante.

Sempre que requisitado por órgãos públicos ou outras instituições, a OUTEC divulgará suas informações e de seus negócios, de forma completa, clara e precisa, respeitando a confidencialidade de informações de seus clientes e parceiros, bem como, suas estratégias de negócios.

    • 1.2.1. COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?
  • Participe, sempre que possível, dos treinamentos disponibilizados pela OUTEC;
  • Pratique no dia a dia e compartilhe com os colegas os ensinamentos do Código de Conduta;
  • Evite situações de exposição com agentes públicos e, sempre que inevitável, esteja acompanhado de um superior e/ou quando possível de um dos sócios da OUTEC;
  • Não utilize informações privilegiadas em benefício próprio ou em benefício da OUTEC, sempre que estiver em dúvida sobre a possibilidade de uso de determinada informação consulte um superior e/ou sócio da OUTEC;
  • Não emita e/ou reproduza declarações falsas;
  • Não aja de má fé ou em desrespeito à concorrência legal, considerada como um dos pilares de negócio da OUTEC.

COMPROMISSO E CONFIABILIDADE
A OUTEC preza pela prestação de serviços de forma adequada e busca manter sempre seu padrão de qualidade, para que seus clientes tenham a plena certeza de que podem contar com a empresa em todos os momentos.

COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?

  • Construa relações de confiança e relacionamentos duradouros;
  • Mantenha sigilo sobre todas as informações sensíveis dos clientes e/ou parceiros;
  • Atue de acordo com os interesses do cliente;
  • Previna e/ou evite a existência de quaisquer conflitos de interesses.

RESPEITO PELAS PESSOAS
A base do nosso negócio é respeitar, valorizar e investir no capital humano da nossa organização. Através de atitudes diárias de reconhecimento e incentivo de comportamentos que tenham como finalidade a criação de um ambiente harmonioso e competitivo na medida certa, para proporcionar o crescimento conjunto de todos.

COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?

  • Respeite as normas de direitos humanos e promova a diversidade social;
  • Combata todo tipo de discriminação, preconceito, assédio e/ou exposição dos colaboradores à condições de trabalho indignas, preservando o respeito mútuo;
  • Paute as decisões a respeito de contratação, promoção, demissão, transferência, compensação e treinamento em critérios relacionados ao trabalho, levando-se em consideração a formação, experiência, habilidades, desempenho e liderança;
  • Promova o desenvolvimento de profissionais, fornecendo conhecimento técnico, tecnológico e gerencial não somente para aqueles que estejam sob sua supervisão, mas para todos com quem você mantém relacionamento;
  • Ofereça aos outros um ambiente de trabalho seguro e com boas condições para que todos possam exercer suas atividades sem risco à saúde ou à integridade física.

SUSTENTABILIDADE
A OUTEC buscará sempre aliar a melhoria contínua e inovações tecnológicas aos processos de criação e realização de projetos, mantendo parceria com fornecedores e colaboradores, visando atender às necessidades e expectativas dos clientes através da prestação de serviços com elevado padrão de qualidade, respeitando a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?

  • Conviva de forma harmônica com as comunidades com as quais interage, respeite as pessoas e o meio ambiente envolvido;
  • Respeite as leis ambientais buscando a forma de causar o menor ou nenhum impacto ambiental negativo e/ou social na vida da comunidade ao seu redor e onde são prestados os serviços da OUTEC;
  • Desenvolva soluções de engenharia sustentáveis e empregue tecnologias que estão em harmonia com o meio ambiente, beneficiando a sociedade, tanto no presente, quanto no futuro;
  • Valorize a cultura da OUTEC e seus princípios de negócio, atuando dentro da legalidade e das tradições dos locais onde atua.

PARCEIROS E FORNECEDORES
A seleção e contratação dos parceiros, fornecedores e prestadores de serviço da OUTEC baseia-se em critérios técnicos, objetivos e preestabelecidos, como, por exemplo, a capacidade técnica e de fornecimento, qualidade, prazos e preços ofertados.

Para ser parceiro de negócios da OUTEC é preciso compartilhar dos mesmos valores e princípios da empresa, de forma à agregar valor ao negócio, desenvolvendo relacionamentos duradouros e sustentáveis.

A OUTEC tomará todas as atitudes de prevenção cabíveis para que nenhum colaborador direto ou indireto esteja submetido à condições de trabalho desumanas e degradantes, bem como expostos à violações de direitos fundamentais, tais como trabalho infantil e trabalho forçado/escravo.

“A seleção e contratação dos parceiros, fornecedores e prestadores de serviço da OUTEC baseia-se em critérios técnicos, objetivos e preestabelecidos, como, por exemplo, a capacidade técnica e de fornecimento, qualidade, prazos e preços ofertados.”

COMO AGIR NA POSIÇÃO DE FUNCIONÁRIO OU PARCEIRO DE NEGÓCIOS DA OUTEC?

  • Respeite a legislação vigente, o Código de Conduta da OUTEC e suas Políticas e não pratique condutas antiéticas;
  • Não utilize mão-de-obra infantil ou trabalho irregular de adolescente que desrespeite a legislação em vigor;
  • Não utilize trabalho escravo;
  • Respeite os direitos fundamentais do ser humano em todas as suas relações.

DO DESCUMPRIMENTO DOS PRECEITOS ESTABELECIDOS PELA OUTEC
O descumprimento, devidamente apurado e comprovado, de algum dos princípios ou compromissos de conduta expressos neste Código, poderá resultar na adoção de sanções de caráter educativo ou punitivo, sem prejuízo da adoção de medidas administrativas e/ou judiciais pelas instâncias cabíveis, quando se tratar, ademais, de infrações contratuais e/ou legais.

DÚVIDAS E DENÚNCIAS
Todos os profissionais da OUTEC devem zelar pelo cumprimento deste Código de Ética e Conduta, bem como pelo cumprimento das demais Políticas da OUTEC, qualquer dúvida sobre possíveis conflitos de interesse e outros dilemas devem ser imediatamente comunicadas ao seu superior, aos sócios ou aos responsáveis de investigação através do canal de comunicação oficial representado pelo e-mail contato@hagalaw.com.br, bem como qualquer desvio ou violação das normas aqui descritas.

Todas as dúvidas e denúncias de violação serão confidenciais e o profissional que as realizar não receberá nenhum tipo de retaliação. Após as denúncias a OUTEC iniciará um procedimento de investigação da veracidade das informações compartilhadas, bem como da suposta conduta lesiva realizada, de forma que possam ser adotadas as providências necessárias para se for o caso cessar a conduta lesiva bem como punir os responsáveis.